Verbos irregulares em Inglês

Assim como em português, você decora as regras de conjugação dos verbos regulares e tudo funciona quase que de forma automática, conforme você avança no idioma. Mas então, eis que surgem os verbos irregulares. E é aí que bons alunos começam a entrar em parafuso, achando que não vão dar conta de tantas variações verbais. Mas estamos aqui para provar que não há motivo para desespero quando entrarem em cena os verbos irregulares em inglês. Ainda duvida? Você se lembra da sua primeira aula de inglês? Pois é: tudo começou com um verbo irregular. O famoso verbo “to be” (ser/estar). Para esses verbos, não há regra básica de conjugação, você só aprenderá todos eles com a prática do idioma mesmo.

Mas seguem algumas dicas para os principais verbos irregulares em inglês:

O verbo to be é conjugado da seguinte forma:
I am
You are
He/She/It is
We/You/They are

No Simple Past fica:
I was
You were
He/She/It was
We/You/They were
No Past Perfect e no Past Participle, a forma a ser usada é been. E o Present Continuous só deve ser usado com o verbo “to be” no sentido de “agindo como”. Exemplo: “Why is she being so selfish?” (Por que ela está sendo tão egoísta). Para características, por exemplo, use o Simple Present: “She is beautiful” (Ela é bonita).

O verbo “To have” (ter), além de ser usado como verbo auxiliar na construção de alguns tempos verbais, fica assim:
I/You have
He/She/It has
We/You/They have
No Simple Past usa-se a forma “had” para todas as pessoas.
E por mais estranho que pareça, é correto dizer: “I had had nothing to do last night, so I slept early.” (Eu não tinha nada para fazer na noite passada, então dormi cedo).

E muito cuidado para não confundir o auxiliar “do” (usado no início de perguntas) com o verbo “to do” (fazer).
I/You do
He/She/It does
We/You/They do
No Simple Past, usa-se “did” para todas as pessoas.
E, sim, está correto: “What do you do on weekends?” (O que você faz nos finais de semana). É comum usar do (auxiliar) e do (verbo) na mesma frase.

Veja abaixo uma lista de verbos irregulares, mas é claro que essa lista não é tudo, mas sim alguns principais verbos irregulares em inglês.

verbos irregulares

Veja uma lista mais completa de verbos regulares neste link.