Verbo To Be

tobe

Assim como no português, os verbos constituem a classe gramatical central do inglês. Se em português temos uma infinidade de modos, tempos verbais e combinação dos mesmos – infinitivo, subjuntivo, futuro do presente, futuro do pretérito, pretérito mais que perfeito, etc. -, no inglês a conjugação dos verbos é relativamente mais simples.

No entanto, para começarmos a fazer entendimentos dos verbos em inglês, é necessário iniciar os estudos por um dos verbos centrais desta língua: o to be.
Basicamente, podemos dizer que o verbo to be tem dois principais significados: o “ser” e o “estar”, ou seja, ele serve tanto para designar uma condição quanto um estado. Como exemplo, podemos citar a frase “Eu sou um escritor” (I AM a writer) que emprega o verbo como “ser” e a frase “Eu estou na frente do computador” (I AM in front of the computer) como empregando o to be com o sentido de estar.
No caso das frases utilizadas como exemplo acima, podemos observar que o “ser” e o “estar” tem a mesma grafia, o “am”. Assim, neste caso o sentido do verbo to be é dado pelo contexto – ninguém “é” na frente do computador. No entanto, dependendo da intenção comunicativa, da pessoa a qual o verbo to be se refere (eu, ele, nós) e do tempo empregado na frase, sua grafia muda.

Vejo abaixo um vídeo de como conjugar e pronunciar o verbo to be no passado, presente e futuro.

Vamos analisar alguns exemplos de frases com o verbo to be para entender melhor como isso ocorre.

1.Eu estou estudando (I AM studing).
2.Eles eram estudantes (They WERE students).
3.Isto é um lápis (This IS a pencil).
4.Estava chovendo (It WAS raining).
5.Isso será bem legal (This WILL BE pretty cool).
6.Eles são professores (They ARE teachers).

Vamos ver se conseguimos chegar à algumas conclusões pelo exemplo acima. Pelos exemplos dados no segundo parágrafo e na frase 1, podemos concluir que o “am” é sempre utilizado para se referir a si próprio, ou seja, ao eu do frase. Já o “are” tem a mesma função que o “am”, mas sempre é utilizado para fazer referência a uma terceira pessoa. É importante destacar que ambos, juntamente com o “is” (significa “é” e faz referência a algo) indicam presente.
Mas em relação ao futuro e ao passado. Para o primeiro tempo, temos o “will be” (será). Já em relação ao passado temos o “was” – que também pode ser escrito como “used to be” – “era”; e o “were”, que pode significar “foi”, “estivesse”, “estava”.

Vai aqui duas dicas importantes para aprender inglês!

  1. Caso você tenha interesse em saber como conjugar outros tipos de verbos, consulte o site bab.la para aprender a conjugar qualquer verbo de inglês.
  2. Como vocês viram nesse artigo, aprender inglês não é difícil e você não precisa necessariamente estar em uma sala de aula para aprender este ou qualquer outro idioma. Veja o nosso artigo de como aprender inglês sozinho realmente é um método eficaz.